Szolidaritás Fogorvos az alacsony jövedelmű lakosság számára
O projeto da Fundação SIdP, criado pelo Serviço de Saúde Pública, visa oferecer um atendimento de qualidade no tratamento dentário para a população de baixa renda.
Antes da pandemia ocorrer, a população carente já possuía cerca de 5% dos serviços dentários cobertos. Quando a pandemia estourou, o valor caiu ainda mais, deixando diversas pessoas sem nenhuma possibilidade de assistência de saúde bucal.
Falaremos mais, no artigo de hoje, sobre o projeto desenvolvido pelo SIdP e sobre como essas pessoas conseguem o atendimento para o tratamento dentário gratuito. Confira.
Projeto Dentista Solidário
O projeto, criado em 30 de abril de 2022 pela Fundação SIdP Onlus, em parceria com a Sociedade San Vincenzo de Paoli e a Sociedade italiana de Periodontologia e Implantologia, foi intitulado de O Dentista Solidário (Il Dentita Solidal).
Seu principal objetivo é fazer com que pessoas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, possam ter acesso a tratamento dentário gratuito.
Essa iniciativa foi incentivada pelo Dia Mundial de Saúde, celebrado em 7 de abril. Assim, 250 dentistas e higienistas dentários da Fundação SIdP, comparecem toda semana, ao menos uma hora, para realizarem os tratamentos dentários e exames na população carente que participa do programa.
Lásd még:
Quem seleciona as pessoas que necessitam do atendimento e faz o acompanhamento pelo processo, é a Società San Vincenzo De Paoli, tendo bastante importância no projeto.
Sabendo mais sobre o Projeto Dentista Solidário
O presidente da Fundação SIdP Onlus, Mario Aimentti, disse o seguinte sobre o Dentista Solidário: “Para além de intervir num contexto de emergência para permitir um tratamento urgente, visa sensibilizar para a importância da prevenção e das práticas correctas de higiene oral”.
“Na Itália, os serviços dentários são essencialmente privados com uma cobertura mínima pelo sistema público e consequentes barreiras econômicas para os cidadãos”, acrescentou.
Os dados coletados em 2019 pelo Istato, mostra que um a cada dois italianos comparecem ao dentista. Outro dado, mostra que a população em situação de pobreza, apenas 14% recebe tratamento dentário, e a população em situação de extrema pobreza, somente 9% recebe tal tratamento.
“Além disso, entre os cidadãos estrangeiros, o acesso aos cuidados dentários é inferior a metade da dos italianos e a pandemia agravou estas desigualdades”, disse Aimentti.
Daí a importância do projeto Dentista Solidário, que busca minimizar os impactos sociais, que foram ainda mais acentuados pela pandemia, e trazer uma saúde de qualidade para a população.
0 Megjegyzések