Awal 🇧🇷 Solidaritas Dokter Gigi untuk masyarakat berpenghasilan rendah

Solidaritas Dokter Gigi untuk masyarakat berpenghasilan rendah

Iklan

O projeto da Fundação SIdP, criado pelo Serviço de Saúde Pública, visa oferecer um atendimento de qualidade no tratamento dentário para a população de baixa renda.

Antes da pandemia ocorrer, a população carente já possuía cerca de 5% dos serviços dentários cobertos. Quando a pandemia estourou, o valor caiu ainda mais, deixando diversas pessoas sem nenhuma possibilidade de assistência de saúde bucal.

Falaremos mais, no artigo de hoje, sobre o projeto desenvolvido pelo SIdP e sobre como essas pessoas conseguem o atendimento para o tratamento dentário gratuito. Confira.

Projeto Dentista Solidário

Iklan

O projeto, criado em 30 de abril de 2022 pela Fundação SIdP Onlus, em parceria com a Sociedade San Vincenzo de Paoli e a Sociedade italiana de Periodontologia e Implantologia, foi intitulado de O Dentista Solidário (Il Dentita Solidal).

Seu principal objetivo é fazer com que pessoas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, possam ter acesso a tratamento dentário gratuito.

Essa iniciativa foi incentivada pelo Dia Mundial de Saúde, celebrado em 7 de abril. Assim, 250 dentistas e higienistas dentários da Fundação SIdP, comparecem toda semana, ao menos uma hora, para realizarem os tratamentos dentários e exames na população carente que participa do programa.

Lihat juga:

Quem seleciona as pessoas que necessitam do atendimento e faz o acompanhamento pelo processo, é a Società San Vincenzo De Paoli, tendo bastante importância no projeto.

Sabendo mais sobre o Projeto Dentista Solidário

Iklan

O presidente da Fundação SIdP Onlus, Mario Aimentti, disse o seguinte sobre o Dentista Solidário: “Para além de intervir num contexto de emergência para permitir um tratamento urgente, visa sensibilizar para a importância da prevenção e das práticas correctas de higiene oral”.

“Na Itália, os serviços dentários são essencialmente privados com uma cobertura mínima pelo sistema público e consequentes barreiras econômicas para os cidadãos”, acrescentou.

Iklan

Os dados coletados em 2019 pelo Istato, mostra que um a cada dois italianos comparecem ao dentista. Outro dado, mostra que a população em situação de pobreza, apenas 14% recebe tratamento dentário, e a população em situação de extrema pobreza, somente 9% recebe tal tratamento.

“Além disso, entre os cidadãos estrangeiros, o acesso aos cuidados dentários é inferior a metade da dos italianos e a pandemia agravou estas desigualdades”, disse Aimentti.

Daí a importância do projeto Dentista Solidário, que busca minimizar os impactos sociais, que foram ainda mais acentuados pela pandemia, e trazer uma saúde de qualidade para a população.

Aplicativo detector

Encontrar ouro e metal

 

 

Iklan