Com funciona um leilão de moto?

Publicado por jarnalmensal em

Anúncios

Entender como funciona o leilão de motos é uma forma de conhecer mais sobre esse processo, verificando se essa é mesmo a melhor opção para que você possa adquirir o seu veículo.

Basicamente, o leilão de motos é uma venda pública de veículos. Ou seja, nesse tipo de leilão, são vendidos veículos que, por diferentes razões, estão sob a guarda das autoridades de trânsito.

Engana-se quem pensa que os leilões acontecem sem obedecer a certas normas e exigências. Na verdade, o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aborda esse tema em seus artigos, normatizando certos parâmetros dos leilões de veículos.

Anúncios

Em seu art. 328, por exemplo, o CTB define que veículos apreendidos ou removidos serão levados a leilão, caso, em até sessenta dias (contados desde a data de recolhimento), não sejam reclamados pelos proprietários legais.

Segundo esse mesmo artigo, os veículos vendidos em leilão enquadram-se em duas categorias, sendo elas:

– aptos para trafegar;

– sucatas: não aptos para trafegar.

Anúncios

No caso das “sucatas”, os veículos já não podem ser usados para transporte e, geralmente, são adquiridos para retirada de peças ou atividades afins.

Os principais motivos pelos quais as motos são apreendidas são: infrações de trânsito (como, por exemplo, direção sem habilitação ou sob a influência de álcool) ou a falta de pagamento de financiamentos.

E como funcionam os leilões? Os leilões de motos devem ser feitos por leiloeiros oficiais (uma profissão regulamentada no nosso país desde 1932). São esses profissionais que devem conduzir a venda. Os interessados em comprar devem informar quanto estão dispostos a pagar para arrematar (comprar) o bem – no caso, a moto –, sendo que, quem oferecer o maior valor, será o comprador final.

Um dado importante: em leilões, o valor a ser pago pela moto não poderá ser dividido em parcelas. Dar um lance final (arrematar um produto) é assumir um contrato verbal.

Quais cuidados devo ter ao comprar uma moto em um leilão de motos?

Anúncios

Você provavelmente deve estar mais tranquilo ao saber que os leilões acontecem de forma normatizada e conduzidos por profissionais especializados nisso, certo?

Ainda assim, é preciso que você, potencial comprador, tenha alguns cuidados antes de fechar o negócio, sendo eles:

– Lembre-se que não será possível parcelar: ou seja, ao contrário do que aconteceria com outros tipos de venda, você deverá ter o valor total em mãos. Uma vantagem é que as motos em leilões costumam ter um preço bem abaixo do que seria cobrado em outras circunstâncias.

– Certifique-se de que a moto esteja em boas condições de uso: você já ouviu a expressão “um barato que sai caro”? Isso pode acontecer em compras de moto através de um leilão de motos. Quando? Se o comprador não se ater às condições da moto, verificando, por exemplo, a quilometragem rodada e quais serão os reparos necessários.

Anúncios

Os leilões devem obedecer às leis vigentes no Brasil. A boa notícia é que estão cada vez mais acessíveis, acontecendo, muitas vezes, de maneira totalmente online em alguns sites, tais como o Sodré Santoro e o SuperBid.

Lembre-se de que, para participar, você deve ser maior de idade, ter em mãos os documentos (RG e CPF) e, ainda, estar com o nome “limpo” no mercado, já que uma análise é feita no SPC e no Serasa para verificar a participação ou não de um comprador no leilão de motos, mesmo os online.


Comentário 0

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese (Brazil)