Início » Quer comprar seu veículo de Leilão do Detran ainda esse ano?

Quer comprar seu veículo de Leilão do Detran ainda esse ano?

Sabemos que adquirir um veículo por meio de Leilão é muito mais vantajoso, principalmente se estamos falando do Leilão de Veículos Apreendidos Detran. Com muitas oportunidades, os leilões oferecem vantagens principalmente no quesito valor.

O Detran realiza periodicamente Leilões de veículos apreendidos pela PM (Polícia Militar). Um bom negócio, quando falamos em veículos em bom estado de conservação.

Vamos falar mais sobre o Detran e os leilões que ele promove. Continue a leitura e saiba mais!

Sobre o Detran

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito), faz parte do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) e é responsável no estado por todas as atividades de trânsito estabelecidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e por normatização própria.

São competências do Detran realizar educação para o trânsito, assim como planejar, executar, coordenar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos.

Além disso, o órgão realiza estatísticas de trânsito e faz o gerenciamento da autuação e da arrecadação de multas.

O objetivo do Detran é fazer todas essas atividades com qualidade, eficiência e transparência, contribuindo para a defesa da vida e da população.

 Leilão de Veículos Detran

Antes do veículo ir a leilão, o dono do mesmo é notificado e tem prazo para reaver o bem. A notificação é feita por meio de edital publicado no Diário Oficial do Estado, no portal do Detran. Passado o prazo legal e não havendo nenhuma manifestação do dono, o veículo é relacionado para leilão.

O Detran somente é responsável por veículos retomados pela Polícia Militar, em perímetro urbano, por infrações que competem ao Estado fiscalizar e intervir. Entre eles: racha, manobra perigosa, falta de licenciamento, veículo sem placa ou com a placa ilegível.

Veículos retomados por estacionar irregularmente, por exemplo, são de responsabilidade das prefeituras. Aqueles retomados em estradas são de responsabilidade dos órgãos que atuam nas rodovias, como o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Veículos removidos por envolvimento em crimes são totalmente de responsabilidade da SSP (Secretaria da Segurança Pública). E por ultimo, aqueles com pendências judiciais são de responsabilidade do Poder Judiciário.

Quem pode participar do Leilão do Detran

Podem participar do Leilão do Detran, pessoas físicas e maiores de 18 anos. Só podem adquirir os veículos com direito a documentação.

O pagamento deve ser feito somente à vista. Após o arremate, os débitos são baixados e é necessário que o comprador faça a transferência do veículo para o seu nome, sendo emitido uma nova documentação para o veículo.

Sobre a dívida do veículo

Os valores arrecadados em leilão são destinados para o pagamento de multas, impostos e outros gastos do veículo.

Caso o valor de venda seja maior que os débitos existentes, o valor excedente será devolvido ao proprietário antigo. Caso contrário, se o valor de venda não for suficiente, a dívida restante será desvinculada da placa do veículo e cobrada do ex-proprietário por meio do cadastro em dívida ativa.

Quer ficar por dentro dos próximos Leilões do Detran SP? Clique aqui para saber.