Início » Saiba quem tem direito ao PIS/Pasep 2022

Saiba quem tem direito ao PIS/Pasep 2022

O que é o PIS/Pasep?

Anúncios

PIS/Pasep, anteriormente um imposto vigente, hoje é armazenado no FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), órgão que cuida dos benefícios sociais do seguro-desemprego e abono salarial.

Assim, o Pis/Pasep arrecada recursos para o bem-estar dos trabalhadores assalariados.

Abono Salarial é benefício anual no valor máximo de um salário mínimo vigente na data do pagamento, sendo assim, os trabalhadores não receberão o valor em dobro.

Quem tem direito de receber PIS/Pasep em 2022?

Veja Também:

Anúncios

 

O cidadão que tem direito a receber o PIS/Pasep é o trabalhador assalariado. Ele deve possuir ainda carteira assinada com pelo menos 30 dias, tendo como ano-base que é 2020. Também deve ser cadastrado há pelo menos 5 anos e ter recebido até 2 salários mínimos durante esse período.

 

Como sacar o benefício?

Para o cidadão que não tiver conta na Caixa Econômica Federal, o dinheiro irá para uma caderneta de poupança digital, que poderá ser utilizada através do Caixa Tem.

Anúncios

Para quem já possui conta corrente, poderá depositar o crédito em uma conta já existente, podendo assim utilizar o cartão que já possui ou o cartão virtual e o App da Caixa para as transações.

Se a pessoa possui conta m outro banco, é possível também transferir o valor para a outra conta, na própria agência ou via internet.

Anúncios

No caso de o PIS/Pasep não poder ser depositado em conta existente ou caderneta de poupança social digital, pode-se utilizar o Cartão do Cidadão. Com ele é possivel sacar em caixa eletrônico, pagar nas casas lotéricas (Caixa Aqui e agências) e realizar compras.

Qual valor será pago em 2022?

Segunda a Caixa Econômica Federal, o abono salarial teve atualização de acordo com o salário mínimo, que atualmente é de R$ 1212,00 (mil, duzentos e doze reais).

Tendo como ano-base 2020, o valor varia de acordo com os meses trabalhados com carteira assinada.

Documentos necessários para o saque do PIS/Pasep

O saque pode ser feito diretamente no caixa eletrônico ou, se preferir, em uma agência da Caixa. Se possuir o Cartão do Cidadão, precisará ir até uma das várias agências da Caixa Econômica Federal e inserir o cartão, utilizando seus documentos pessoais.

Os documentos que você necessitará para realizar o saque do PIS/Pasep são:

  • RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Passaporte;
  • Identidade militar; ou
  • Carteira Funcional.

Não é necessário todos os documentos para realizar o saque, basta estar portando um dos citados acima que será possível realizar o saque sem nenhum problema.

Para os funcionários públicos, o saque é feito pelo Banco do Brasil.

Saiba as datas de saque do PIS/Pasep 2022:

 

Anúncios